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Eixos

1.   Educação no Campo: Movimentos Sociais

Discute-se o papel dos movimentos sociais na luta pela terra, por trabalho e por educação, bem como o caráter pedagógico destas lutas. A diversidade de paradigmas do campo e educação em seus aspectos de hegemonia e contra-hegemonia.

2. Educação no campo: Políticas Públicas/Estatais

Discute-se as contradições, limites e avanços nas políticas públicas/estatais para a Educação no campo em diferentes modalidades e níveis de ensino, bem como os conflitos e contradições na relação entre Estado, movimentos sociais e agronegócio na elaboração de políticas para a Educação no Campo no contexto da relação cidade e campo e das novas ruralidades. Financiamento e Legislação referente à Educação no Campo.

3.  Educação no campo: Marxismo, Trabalho e Formação Humana

Discute-se sobre a Educação no Campo a partir da reestruturação produtiva, do trabalho no campo, da classe trabalhadora, do trabalho como princípio educativo e da formação humana. Educação no Campo e a relação entre Educação Básica e Educação Profissional, bem como a Educação Profissional e formação continuada de trabalhadores no campo.

 4.  Educação no campo: Formação e Trabalho Docente

Discute-se sobre as políticas para formação inicial e continuada de professores no campo. Movimentos sociais e práticas educativas nas escolas no campo. Questões características que restringem e/ou dificultam a formação e a prática profissional docente nas escolas no campo. Metodologias de ensino e práticas pedagógicas para e nas escolas no campo. 

  5. Educação no campo: Administração/Gestão escolar

Discute-se as formas de gestão/administração da educação presente nas escolas públicas no campo, no âmbito de suas diversidades: escolas quilombolas, indígenas, de acampamento e de assentamentos, Casas Familiares Rurais etc, bem como das escolas organizadas pelos movimentos sociais do campo.

 6.  Educação no campo: História das Instituições escolares

Discute-se sobre a História das Instituições escolares no campo, bem como suas formas de organização e públicos atendidos. Discute-se ainda, as práticas educativas nas escolas rurais em seus diferentes níveis e modalidades de ensino. 

 7. Educação no campo: Educação Especial 

 Discute-se sobre a Educação Especial no contexto das escolas no campo, analisando suas práticas pedagógicas e buscando compreender seus limites, desafios e perspectivas.

 8.  Educação no campo: Pedagogia Histórico-crítica

Discute-se sobre as dimensões teóricas e práticas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Experiências de formação de professores para Educação no Campo associadas aos princípios teórico-metodológicos da PHC. Contribuição da PHC na educação escolar no campo. Experiências de aplicação da PHC no cotidiano das escolas no campo.

 9.  Educação no campo: Organização Sindical

Discute-se o papel do movimento sindical e sua relação com a educação escolar no campo. Articulação entre o trabalho rural e a educação não-escolar no campo. O caráter educativo e a especificidade do movimento sindical rural.