Você está aqui: Página Inicial / NORMAS

NORMAS

Orientações gerais 

 

O I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo aceitará a submissão de pôsteres, resumos expandidos, relatos de experiência e trabalhos completos. O resultado da avaliação pelo Comitê Científico será divulgado no site do evento e a Carta de Aceite será enviada, via email, para o autor que enviou o texto, cabendo a este comunicar os demais. Os textos enviados, quando aprovados pelo Comitê Científico, implicarão na cessão dos direitos autorais para publicação nos Anais Eletrônicos do evento.

Os autores assumem total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no texto enviado para a publicação, bem como pelo respeito às normas da língua portuguesa e da ABNT.

Cada trabalho poderá ter até três autores (incluído o orientador, caso seja autor) e cada autor poderá inscrever até três trabalhos. Para cada trabalho cada autor deverá pagar uma taxa de inscrição. Só será publicado e apresentado trabalho em que todos os autores tenham pago a taxa de inscrição. A taxa de inscrição é pessoal e intransferível e não será devolvida em nenhuma hipótese.

Farão jus ao certificado de apresentação, os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados por, pelo menos, um dos seus autores. Será fornecido um certificado por trabalho apresentado, com os nomes de todos os autores que será disponibilizado na aba de acompanhamento de inscrição.

Lembramos que todos os autores deverão se inscrever e pagar a taxa de inscrição. Apenas um dos autores deverá enviar o trabalho, os demais apenas realizam a inscrição para emissão de certificados de participação e apresentação de trabalho. 

A formatação do texto deverá ser conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6022/2003(sobre estrutura de artigo em publicação periódica científica); NBR6028/2003 (sobre elaboração de resumo); NBR 6024/2003(sobre numeração progressiva); NBR 10520/2002 (sobre citações no texto); e NBR 6023/2002 (sobre referências). Além disso, atentar para as orientações para cada categoria de trabalho, apresentadas a seguir:

 

TRABALHO COMPLETO

Texto completo

  • Tamanho do texto: no mínimo 10 páginas e, no máximo 15 páginas. Obs.: O texto completo pode ser apresentado com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.

Resumo

  • Título em maiúscula e negrito com alinhamento centralizado, com tamanho da fonte = 14;
  • Tamanho do resumo: 500 palavras no máximo;
  • Sem referências e notas;
  • Conter: introdução, objeto do estudo, referencial teórico-metodológico, os resultados e palavras-chave.

Digitação e formatação:

  • Programa: Word for Windows com extensão .doc;
  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas;
  • Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
  • Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples

Download do template padrão

Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de texto já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template. Artigos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação.

 

RESUMO EXPANDIDO

  • Tamanho do texto: de 10 mil a 21 mil caracteres e, no máximo, 5 (cinco) páginas.

Digitação e formatação:

  • Programa: Word for Windows com extensão .doc;
  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas;
  • Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
  • Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples

O resumo deverá conter:

  1. Título e Palavras-chave – inclua de três a cinco expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no Título.
  2. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
  3. Metodologia – deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
  4. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos.(Aqui deve se concentrar a maior parte do texto)
  5. Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.
  6. Agradecimentos – Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.
  7. Referências bibliográficas – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.

Download do template padrão

Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de resumo já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template. Resumos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O relato de experiência tem como objetivo comunicar experiências bem sucedidas na Educação no Campo, portanto, destacar práticas educativas, sejam elas formais ou informais.

  • Tamanho do texto: de 10 mil a 21 mil caracteres e, no máximo, 5 (cinco) páginas.

Digitação e formatação:

  • Programa: Word for Windows com extensão .doc;
  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: texto completo= 1,5 e resumo= 1 (simples);
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas;
  • Citações: até três linhas, manter a formatação acima definida para o texto. Mais de três linhas, fazer recuo de 4 cm da margem esquerda, Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Imagens: dispostas no corpo do texto. Número máximo de 5, coloridas ou em P&B, com a seguinte configuração: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima de 150dpi, tendo o tamanho de 7x5cm (mínimo) ou 15x10cm (máximo). Alinhamento centralizado. As imagens não devem ter formatação de quebra automática de texto. Devem ser dispostas sem texto nas laterais. Legendas: devem ser indicadas logo abaixo das imagens, com Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5;
  • Notas: formatadas como notas de fim de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples;
  • Referências devem acompanhar as normas da ABNT: Fonte Times New Roman, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples

Download do template padrão

Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de relato de experiência já no formato.doc. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template. Relatos fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação.

 

PÔSTER

Para avaliação do pôster deverá ser enviado o resumo e o pôster, de acordo com as normas a seguir:

Resumo

  • Tamanho do resumo: 500 palavras no máximo;
  • Título em maiúscula e negrito com alinhamento centralizado, com tamanho da fonte = 14;
  • Corpo do resumo: fonte Times New Roman, tamanho da fonte=12, espaçamento simples entre linhas
  • Sem referências e notas;
  • Conter: introdução, objeto do estudo, objetivos, referencial teórico-metodológico e resultados;

Pôster

  • Deve estar no template do evento;
  • Deve conter: Introdução ao tema; objetivos; metodologia; resultados e referências.
  • Deve ter as seguintes dimensões: 70 cm de largura e 100cm de comprimento (sentido vertical)

Apresentação do pôster:

  • O autor é responsável pela impressão do pôster que deve ser instalado no local de apresentação com meia hora de antecedência;
  • Pelo menos um dos autores do pôster deve estar presente para discutir o trabalho com o avaliador e outros interessados.

Download do template padrão

Clique aqui para fazer o download do template (modelo) de pôster já no formato.ppt. A digitação do texto deve, necessariamente, ser feita no template (modelo), respeitando a formatação descrita no corpo do template. Pôsteres fora da formatação serão excluídos do processo de avaliação.